Política

STF arquiva enquadramento criminal contra Bolsonaro

Ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e negou seguimento à PET. Foto: STF / Divulgação

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de pedido de enquadramento criminal contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentado pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e Fabiano Contarato (Rede/ES), na Petição (PET) 8803. O ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e negou seguimento à PET, uma vez que cabe ao Ministério Público a titularidade de ação penal pública, “que age, nessa condição, com exclusividade, em nome do Estado”, afirmou o ministro.

Os senadores apontavam suposta prática do crime de falsidade ideológica em razão de decreto de exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal, publicado com a assinatura do então ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

Na decisão, Mello esclarece que é "inadmissível a instauração de procedimento investigativo, nessa Corte Suprema, a partir da provocação de parlamentares. Isso porque, como sabido, a legislação processual
não contempla a legitimação de terceiros para a postulação de abertura de inquéritos ou de diligências investigativas relativas a crimes de ação penal pública. Tratando-se de investigação em face de autoridades titulares de foro por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal, como corolário da titularidade da ação penal", escreveu.

Publicada às 9h34

< Caixa paga segunda parcela de auxílio emergencial nesta terça Mais de 5 mil contratações para ações contra Covid-19 no país <